Culinária

UFPel realiza Festival de Gastronomia durante a Fenadoce

Na 29ª Fenadoce, curso de Gastronomia da UFPel vai oferecer aulas-show com receitas que podem ser feitas em família

Foto: Divulgação - Algumas oficinas entram na temática da edição deste ano da Fenadoce - Doce sabor da infância

O curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas é parceiro da 29ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que ocorre de hoje até o dia 18 deste mês, na realização do Festival de Gastronomia. O evento vai levar uma série de aulas-show gratuitas para a comunidade, dentro do pavilhão principal do Centro de Eventos, de sexta a domingo. As atividades começam no sábado (3), às 15h, com a oficina de biscoitos festivos para a construção de memórias da infância.

A coordenadora do curso, professora Tatiane Gandra, lembra que a Gastronomia tem tido participação anual na Fenadoce, sempre concentrando as atividades nos finais de semana. As oficinas acontecem às 19h das sextas-feiras e às 15h e 17h, nos sábados e domingos. A duração dos encontros é estimada em 1h.

“Contamos com a participação de alunos que fizeram provas ou criaram algum prato que teve destaque para ensinarem outras pessoas, é uma forma de valorizá-los. Também teremos a participação de egressos e de professores do curso que vão ministrar as aulas-show”, antecipa a coordenadora.

Algumas destas oficinas entram na temática da edição deste ano da Fenadoce (Doce sabor da infância - Encantos de uma vida). A intenção é que algumas destas receitas ajudem os participantes a construir memórias afetivas com as novas gerações. “Por exemplo, as mães que quiserem ir lá e aprender as receitas para fazer junto com os filhos. Isso é uma construção de memória afetiva ligada à gastronomia, quando preparamos o alimento juntos, lembranças que carregamos para o resto da vida. Eu lembro de fazer pão com a minha avó”, fala Tatiane.

Outras oficinas vão trazer reproduções de receitas conhecidas que remetem a família. Uma delas é o arroz doce da vó, uma aula-show da Marília Ribeiro Azambuja, que ocorrerá no dia 10, às 17h. “A primeira oficina, por exemplo, é de biscoitos decorativos para festas em família, da aluna egressa Vanessa Garcia Monteiro.”

Para a professora, a participação do curso na Feira traz visibilidade ao que está sendo desenvolvido no meio acadêmico e não só para a Gastronomia, mas para a Universidade de uma maneira geral. “A Fenadoce hoje é um dos maiores eventos de gastronomia de Pelotas e região, é interessante levar o que aprendemos na Universidade para perto do público.”

Tatiane também vê o Festival como uma oportunidade para quem quer investir na área gastronômica, não só absorvendo novos conhecimentos, mas também ouvindo e trocando experiências com quem está empreendendo na área. “Tem dicas de profissionais que já tem o curso, como é o caso da Fran (Franciele Soares), que é uma confeiteira especializada em bolos. Ela é uma aluna egressa e proprietária da Minueto Doce Ateliê, trabalha só com isso e vai ensinar uma parte de decoração”, comenta a professora.

Nas aulas-show o público pode acompanhar o desenvolvimento das receitas e degustar o resultado no final. São 20 vagas por oficina e para participar, basta comparecer ao local no horário da atividade escolhida.

Senac também participa
A Escola do Senac também vai disponibilizar oficinas de gastronomia durante a Fenadoce. As aulas ocorrerão junto ao estande do Sistema Fecomércio com um ambiente personalizado e cerca de 40 aulas show programadas. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas acompanhem a programação com professores da escola, ex-alunos que hoje são empresários e chefs convidados de outras cidades do Estado. As aulas terão receitas como risoto de butiá e gorgonzola, crème brûlée de origone, spanakopita de charque desfiado, entre outros.

Está previsto ainda um jantar especial de Dia dos Namorados e outras ações corporativas no estande do Sistema Fecomércio. A programação completa estará disponível em breve no site da 29ª Fenadoce (www.fenadoce.com.br) e nas redes sociais do evento. As aulas serão livres para todos os visitantes conforme a lotação dos espaços.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Patrimônio do Estado, ofício do guasqueiro ganha livro histórico Anterior

Patrimônio do Estado, ofício do guasqueiro ganha livro histórico

Grupo Tholl participa e é homenageado em espetáculo da Ospa Próximo

Grupo Tholl participa e é homenageado em espetáculo da Ospa

Deixe seu comentário